Ex.mos Leitores,
Foi um ano de grandes desafios. Facto. O ano 2015, para mim, foi um ano fantástico a todos os nível pessoal, profissional e académico. Tive a oportunidade de me cruzar com pessoas e gentes de diversas latitudes. De facto, estamos cada vez mais numa «aldeia global».
«(…) A fotografia desenvolve-se em consonância com uma das actividades mais características da actualidade: o turismo. Pela primeira vez na história, um largo sector da população sai regularmente do seu meio habitual por curtos períodos de tempo . E parece bem pouco natural passear sem levar a câmera fotográfica. A fotografia será a prova indiscutível de que a viagem foi feita, de que o programa se cumpriu e de que as pessoas se divertiram.».
in SONTAG, Susan (2012) – Ensaios sobre Fotografia. Lisboa: Quetzal, pp.16-17
Em 2015 passei por inúmeros novos locais e revisitei outros tantos, tais como, Espanha e Marrocos. Em especial, destaco Marrocos, pois tive a oportunidade de visitar o Deserto do Shaara e ver um nascer do Sol: B-R-U-T-A-L. No nosso país tive a oportunidade de me aventurar nas ruínas bélicas abandonadas do Regimento Artilharia de Costa (RAC), pela paisagem natural da Ilha da Madeira e das Berlengas, bem como do conjunto edificado da cidade do Porto.
«NÃO SE NASCE VIAJANTE. APRENDE-SE A VIAJAR.»
«(…) Como qualquer outra técnica ou conjunto de instrumentos mentais. Adquire-se a manha. Ganha-se o gosto. A vida errante é um processo gradual. Destinos óbvios a conhecer e outros a evitar. Bagagem e o que deve ir nela. Dinheiro e como transportá-lo. Como gastá-lo. Perceber o que se come, onde se dorme. Quando prosseguir viagem. Saber sorrir.»
© 2014 – Gonçalo Cadilhe
Após estas «saborosas» palavras do viajante Gonçalo Cadilhe constatei que as oportunidades devem ser agarradas e não devemos desperdiça-las. O simples facto de viajar tornar-nos mais atentos e valoriza o que temos de melhor no nosso mundo, continente, país, região,cidade, aldeia e a nossa casa. Porque quando chegamos a casa depois de uma viagem de milhares de quilómetros não somos a mesma pessoa. De facto, uma viagem tem o tónico ideal para nos realizarmos como seres, seja a nível espiritual, lúdico ou académico.
Como forma de celebrar o ano que chega ao fim, decidi seleccionar as 12 melhores imagens de 2015. Apesar da subjectividade visual, escolha do próprio autor das imagens, espero que gostem…
Eis as 12 «melhores» fotografias das minhas aventuras fotográficas do ano 2015:
Janeiro
Paisagem Alentejana (Ferreira do Alentejo, Portugal)
[Aspecto de um sobreiro no Alentejo], Ferreira do Alentejo, Beja, Jan. 2015
Fevereiro
Vila de Óbidos (Caldas da Rainha, Portugal)
[Aspecto da Rua Direita da Vila Medieval de Óbidos], Óbidos, Caldas da Rainha, Fev. 2015
Março
2.ª Bataria da Parede (Cascais, Portugal)
[Aspecto das Instalações e Peças de Artilharia da 2ªBataria do RAC], Parede, Cascais, Mar. 2015
Abril
Deserto do Shaara (Merzouga, Marrocos)
[Nómada do Deserto], Dunas de Erb Chebbi, Merzouga, Marrocos, Abr. 2015
Maio
Vila de Campo Maior (Alentejo, Portugal)
[Igreja Matriz de Campo Maior], Campo Maior, Alentejo. Maio. 2015
Junho
Dia de Base Aberta no Montijo (BA6) – (Samouco, Portugal)
[Voo de Treino da Esquadra 751 – “Pumas”
Agusta-Westland EH-101 Merlin], BA6, Montijo, Jun.2015
Julho
Bairro da Mouraria (Lisboa, Portugal)
[Retrato de Criança], Bairro da Mouraria, Lisboa, Jul. 2015
Agosto
Ilha da Berlenga (Peniche, Portugal)
[Aspecto da Aldeia piscatória e praia do Carreiro do Mosteiro], Ilha Velha, Arquipélago das Berlengas, Portugal, Ago. 2015.
Setembro
Castelo de Palmela ( Palmela, Portugal)
[Paisagem Natural de Palmela], Centro Histórico, Palmela, Set. 2015
Outubro
Mosteiro de Alcobaça (Leiria, Portugal)
[Aspecto exterior do Claustro do Mosteiro de Alcobaça], Alcobaça, Leiria, Out. 2015
Novembro
Cidade do Porto (Portugal)
[Paisagem Urbana do Porto], Centro Histórico & Ribeira, Porto, Nov. 2015
Dezembro
Ilha da Madeira (Portugal)
[Paisagem Madeirense], Miradouro da Portela (670 m), Concelho Machico, Dez. 2015.
«Aprendi que viajar não era procurar mas sim encontrar»
Miguel Sousa Tavares
Espero que tenha gostado da selecção de imagens para a galeria de 2015. Siga o meu conselho, faça férias, cá dentro! Portugal espera por si…
Agradecemos toda a sua colaboração e simpatia. Dedico as minhas fotografias aos meus amigos e todas as pessoas que cruzaram comigo em 2015. Ajudam-me com os vossos gostos. comentários e sugestões. Continuemos amigos em 2016. Hoje e sempre!
Resta-me desejar um Próspero Ano Novo a todos vós!
Nota importante [👤]
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações, dicas e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. O Blogue OLIRAF não poderá ser responsabilizado pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes. Se quiser partilhar ou divulgar as minhas fotografias, poderá fazê-lo desde que mencione os direitos morais e de autor das mesmas.
💻 Texto: Rafael Oliveira 🌎 Fotografia: Oliraf Fotografia 📷
Follow me: @oliraffotografia on Instagram | Oliraf Fotografia on Facebook