OLIRAF Blogger Trips 2021: 12 Experiências, 12 Imagens (Instagram)

Caro leitor(a) e amigos(as),

🎅🎄🎁O Blogue OLIRAF deseja-lhe Boas Festas 🎄🎅🎁

O Blogue OLIRAF deseja a todos os amigos, leitores e parceiros um Feliz Natal e um próspero Ano Novo na certeza de que em 2022 teremos oportunidade de estreitar [e de viajar] ainda mais os laços que nos unem!

Natal é época de (re)nascimento, é época de novas metas para o novo ano que se aproxima no horizonte. É tempo de viragem, planear um ano ainda melhor. O nosso maior desejo é que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades e possam assim alcançar o futuro com que sonham.

Que 2022 seja uma janela de Esperança para um novo tempo, mais Limpo, mais Fraterno e mais Saudável. São os nossos votos para o Novo Ano, com esperança.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

As viagens que ficaram por fazer (e aquelas que vão ficar planeadas para 2022). Veremos. Face à evolução da pandemia da Covid-19 viajar para fora é sinónimo de incerteza e de aumento de custos (testes, quarentenas, seguros de viagem, entre outros). Admiro as pessoas e os viajantes que continuem a viajar para outras latitudes. Afinal, a atividade turística é fundamental para a melhoria das condições de vida e de emprego de muitas pessoas no nosso planeta. Contudo, a nossa aposta tem sido Portugal (enquanto durar a pandemia). Porque viajar cá dentro é sempre o melhor remédio!

Fui testado e vacinado, mas [ainda] não sai de Portugal. E vontade não falta! Já tenho saudades de sentir o pulsar das gentes e a atmosfera de outras. A minha próxima viagem terá de ser terrestre e marítima, sem recurso ao meio aéreo. Apenas para sentir o apelo antigo do acto de viajar. Devagar, sem prazos e com tempo! A rotina de testes e certificados não ajudam à programação de viagens. Viajar, em tempos de pandemia, é uma constante aprendizagem. Estou certo, caro leitor, que sairemos mais fortes e preparados para enfrentar o futuro próximo.

Vivemos numa época de grandes mudanças em que a capacidade de adaptação é fundamental para navegar nesta complexidade.

Este 2021 foi [novamente] um ano estranho trouxe-nos aprendizagens fundamentais, por exemplo, viajar e trabalhar em teletrabalho. Fui um “nómada digital” po r meses. Face as contingências da pandemia, optei por ir para o Arquipélago da Madeira. Entre Dezembro de 2020 a Julho de 2021, fizemos muitas actividades, tais como, caminhadas pela exigente morfologia insular madeirense, espaços únicos (como o Engenho do Porto da Cruz) e lugares especiais (as Ilhas Desertas). Nos meses de Junho e Julho, fomos entrevistados para a Revista INVADE! da Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras e a nossa crónica de viagem sobre a Lagoa de Óbidos ilustrou o segundo livro“#EuFicoEmPortugal” da Associação de Bloggers de Viagens Portugueses (ABVPT). Em Agosto fomos fazer uma viagem nostálgica no Comboio Histórico do Vouga pela centenária do Linha do Vouga (a única linha ferroviária de via métrica do nosso país). Optamos, por pernoitar, numa Estação de Comboios: a Cork Train Station. Trata-se de uma Guest House situada no piso superior da Estação de Esmoriz (Linha do Norte). Ao longo do ano, as nossas viagens foram pela região Oeste. Uma região bem familiar que ficamos a conhecer [ainda] melhor. Provamos, por exemplo, a famosa Aguardente DOC da Lourinhã. Confesso que fiquei agradado com o “Lourinhac” que servia, durante muitos séculos, para o famosíssimo Vinho do Porto. Voltamos as caminhadas pela Arrábida, com a Biotrails. Fizemos, também, um passeio de barco pelo rio Tejo numa embarcação típica: o varino Liberdade. Em Novembro rumamos ao sul do país para conhecer as ruelas brancas da hospitaleira cidade de Lagos e das suas robustas muralhas quinhentistas. No principio do mês de Dezembro fizemos batismo equestre na Morgado Lusitano. Esta unidade de turismo rural proporciona férias equestres a quem procura este nicho de turismo, num lugar tranquilo e próximo de Lisboa. Continuamos, assim, a dar a conhecer os parceiros que fazem parte da Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT), particularmente, no segmento do Turismo Equestre. Finalizamos o ano com um conjunto de fotos e do nosso trabalho em destaque no O 2º número da “Viagem na História – Turismo Militar“, uma revista bilingue digital da Associação de Turismo Militar Português (ATMPT) dedicada à promoção do património histórico-militar português. Leia aqui https://www.turismomilitar.pt/index.php?lang=pt&s=news&id=267.

Resta-me agradecer, mais uma vez, todo o apoio e colaboração nas atividades e projetos do Blogue OLIRAF. Em família ou com amigos, aproveite esta quadra para visitar o património histórico-militar português. No Blogue OLIRAF tem várias sugestões de visitas, atividades ao ar livre, experiências gastronómicas e muito mais, a pensar em si.

#oliraffotografia (Instagram).Eis 12 olhares e experiências para fazer no nosso país!

Visitar uma réplica de uma Nau [Castelhana] dos Descobrimentos!

🏛️ Conhecer a região de Aveiro…

🚉Dormir numa Estação Ferroviária…

⛰️Caminhar, Caminhar, Caminhar…

Fazer a Linha do Algarve de Comboio!

Conhecer as Ilhas Desertas!

🗻Pernoitar numa Fajã da Ilha da Madeira!

🚂Percorrer a Linha do Vouga num Comboio Histórico!

🏛️Conhecer as muralhas e os baluartes quinhentistas de Lagos!

🐴Fazer um Baptismo Equestre no Morgado Lusitano!

🏭Visitar o mais antigo engenho a vapor [em laboração] da Europa!

🍁Fazer Enoturismo na região Oeste!

Num ano de distanciamento há sempre alguém a quem agradecer por estar presente! Você, caro, Leitor! Até 2022, 𝘃𝗲𝗺𝗼-𝗻𝗼𝘀 𝗲𝗺 𝗯𝗿𝗲𝘃𝗲!

➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

NÃO PERCA AS MINHAS AVENTURAS E OLHARES FOTOGRÁFICOS NO SAPO VIAGENS! UM ENCONTRO COM A HISTÓRIA, AO SABOR DAS IMAGENS. SIGA-NOS NO FACEBOOK e INSTAGRAM @OLIRAFFOTOGRAFIA [e ajude-nos a manter vivo este projeto de escrita e fotografia de viagens. Se gostou das nossas sugestões e crónicas de viagem, pode deixar feedback. Comente. Não custa nada, é gratuito e o melhor de tudo é que você está a incentivar-nos a viajar e a partilhar experiências de viagem] BEM HAJA!

Nota importante [👤]

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações, dicas e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. O Blogue OLIRAF não poderá ser responsabilizado pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes. As recomendações de produtos turísticos baseiam-se nas experiências [reais] de viagem e o conteúdo editorial é independente de terceiros.  Se quiser partilhar ou divulgar as minhas fotografias, poderá fazê-lo desde que mencione os direitos morais e de autor das mesmas.

linhagraficaALL-oliraf-03

🖋️Texto: Rafael Oliveira 📸 Fotografia: Oliraf Fotografia

Follow me: @oliraffotografia on Instagram | Oliraf Fotografia on Facebook

FOTOGRAFIA✈︎VIAGENS✈︎PORTUGAL © OLIRAF (2021)

 CONTACT: OLIRAF89@GMAIL.COM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s