👨🏻‍🏫Porque sou um apaixonado por Turismo Militar: a minha conferência [como blogger] na Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos.

📷 A convite da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos (APAC) realizei, no passado dia 2 de Dezembro, uma comunicação “O Turismo Militar como forma de preservação e salvaguarda do património histórico-militar: o caso do blogue OLIRAF” no âmbito do Ciclo de Conferências subordinado à temática: Novos Meios de Divulgação Patrimonial. Os Blogs, que decorreram no secretariado da APAC, respectivamente, entre 7 e 21 de Outubro, 4 e 18 de Novembro e 2 de Dezembro de 2019. Agradecemos a oportunidade por falar sobre o nosso projecto de escrita e fotografia de viagens e dar a conhecer a um público mais alargado.

📝Em 2007, a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos (APAC) iniciou um conjunto de Ciclos de Conferências Trimestrais, relativos a temas vários de interesse histórico e cultural. Dando continuidade à iniciativa, o secretariado da APAC voltou a acolher um grupo de conferencistas, entre os quais o autor do blogue Ruinarte para falar sobre a sua perspectiva e experiência na utilização dos Blogues como plataformas online para divulgação e salvaguarda do património em Portugal. Este Ciclo de Conferências teve lugar no Secretariado dos Amigos dos Castelos, localizado na Rua Barros Queirós, n.º 20 em Lisboa. Para público não especializado e com entrada livre. Eram sessões individuais, sempre às Segundas-feiras pelas 18h. As comunicações tinham a duração, de aproximadamente, uma hora, seguida de cerca de 20 minutos dedicados a perguntas, oriundas da plateia.

20191201233701_IMG_9939
Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos © Créditos fotográficos: Carina Palma

Os blogues não morreram. Ainda hoje, estes são fontes de inspiração e de informação, bem como contribuem para a divulgação e consciencialização da importância da preservação e divulgação do património histórico-militar [em ruínas] existente um pouco pelo nosso país, junto de um público mais abrangente. Na sequência do trabalho que temos vindo a desenvolver no blogue OLIRAF, a APAC considerou que seria interessante falar sobre a temática  do Turismo Militar, em especial, a que foca o edificado militar. Assim, aceitamos o convite para expor um pouco o nosso projeto e falar sobre o património militar com relevância histórica e patrimonial. O tema era livre. Como tal, a minha escolha recaiu sobre o Turismo Militar no Blogue OLIRAF. Afinal, a génese do nosso projeto de escrita e fotografia de viagens começou com a vontade de inventariar visualmente, através da arte fotográfica, o património histórico-militar edificado, em especial, os Castelos de Portugal Continental.

20191201234831_IMG_9948
Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos © Créditos fotográficos: Carina Palma

Ao longo da minha conferência, para além de apresentar o projecto pessoal que deu origem ao blogue de fotografia e escrita de viagens, vulgarmente conhecido como OLIRAF, descrevi também os principais tipos turismo militar existentes no blogue: as recriações históricas oitocentistas, o dia das bases abertas das forças armadas portuguesas, arquitectura militar em ruínas, património histórico-militar de origem portuguesa no Mundo, museus militares portugueses, passeios com empresas de animação turística e roteiros fotográficos pelos castelos e fortalezas de Portugal Continental. Também abordamos, no âmbito de viagens e Fam Trips efectuadas em Portugal, Espanha e Marrocos, locais onde estava estava subjacente a história e cultura militar de Portugal ou do país visitado. Da palestra “O Turismo Militar como forma de preservação e salvaguarda do património histórico-militar: o caso do blogue OLIRAF” realçou-se, ainda, o apoio de diversos parceiros e entidades, tais como, a Mystical Trip,  o Grupo de Amigos da Artilharia de Costa Portuguesa, a Rota Histórica das Linhas de Torres e o Grupo de Recriação Histórica do Município de Almeida.

20191201233936_IMG_9940
Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos © Créditos fotográficos: Carina Palma

Salientamos que o Turismo [Histórico-] Militar não é exclusivamente feito para Militares. É para todos! E Porquê? O Turismo Militar é uma forma de dar conhecer os locais, acontecimentos e o património edificado, de cariz bélico, da História Colectiva de um território, incorporando diversas formas de cultura, história ou arquitectura. O Turismo Militar é uma outra forma de falar da História, através do Turismo Histórico-Cultural. É um mercado e um produto turístico diferenciador e com inúmeras valências e potencialidades com impacto no território e nas suas populações.

20191201230937_IMG_9920
Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos © Créditos fotográficos: Carina Palma

O nosso sincero agradecimento à Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos pelo simpático convite para sermos um dos oradores deste Ciclo de Conferências e a  oportunidade dar a conhecer o nosso projeto de fotografia e escrita de viagens ao público. O interesse do tema abordado, motivou o debate e a troca de impressões, entre o orador e a plateia, ficou bem patente a importância deste tipo de acções na manutenção de uma memória de um povo viva, designadamente no que concerne aos episódios que constituem a sua história colectiva e  cultura militar do nosso país. É o reconhecimento do nosso trabalho [de anos] à descoberta da enorme riqueza histórico-militar que temos dentro do nosso país. Ficamos contentes pelo feedback da plateia e foi um desafio motivador falar sobre o nosso hobbie, que fazemos com gosto e paixão, numa associação que promove a salvaguarda dos “Bellatores de pedra” em Portugal.

Deixo, aqui, o resumo da minha conferência.

—————————————————————————————————————-

Rafael Carvalho de Oliveira é mestre em Ciências de Informação e Documentação (variante Arquivística), com a tese O Fundo Monsenhor Francisco Esteves de Jesus (1871-1959): descrição arquivística a colecção de álbuns fotográficos da Paróquia de São Vicente de Fora, publicada em 2016. Licenciado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) e pós-graduado em Ensino da História no 3.ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário pela mesma instituição. É especialista em tratamento documental de Arquivos Fotográficos, onde trabalhou em diversas instituições e empresas, tais como, o Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no Patriarcado de Lisboa, na Fundação Portuguesa das Comunicações, na Reisswolf e na Sociedade Portuguesa de Empreendimentos (ex-Diamang). Desenvolve actividades como técnico de documentação fotográfica, onde integra a equipe de investigação que realiza o estudo e tratamento arquivístico do Espólio de José Marques (1924-2012), no âmbito do Projeto Rossio (TNDM II). Nos tempos livres, dedica-se às suas três paixões: a Fotografia, a História e as Viagens. Em 2011, criou o Blogue OLIRAF, um projeto de escrita e fotografia de viagens. Foi finalista dos Discoveries Awards 2019, na categoria de escrita, e nomeado na categoria de Fotografia nos BTL Blogger Awards (2016 e 2017).

—————————————————————————————————————-

🔗Para mais informações:

A Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos é uma Organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo contribuir para a conservação, proteção, divulgação e salvaguarda do património fortificado português, juntamente com as suas envolventes e sítios históricos. Neste contexto programamos visitas culturais a nível nacional e internacional. Desde 1984 que a Associação celebra o Dia Nacional dos Castelos. Em 2003, esta data foi oficialmente fixada no dia 07 de Outubro, comemorando-se em vários pontos do país.

Além do Turismo Militar no Blogue OLIRAF, recomendo a consulta dos seguintes sítios digitais:

Associação de Turismo Militar Português

Turismo Militar (Marca)

Blogue Operacional

Mystical Trip (Empresa de Animação Turística) 

NÃO PERCA AS MINHAS AVENTURAS E OLHARES FOTOGRÁFICOS NO INSTAGRAM! UM ENCONTRO COM A HISTÓRIA, AO SABOR DAS IMAGENS…

Nota importante [👤]

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações, dicas e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. O Blogue OLIRAF não poderá ser responsabilizado pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes. As recomendações de produtos turísticos baseiam-se nas experiências [reais] de viagem e o conteúdo editorial é independente de terceiros.  Se quiser partilhar ou divulgar as minhas fotografias, poderá fazê-lo desde que mencione os direitos morais e de autor das mesmas.

linhagraficaALL-oliraf-03💻  Texto: Rafael Oliveira  📷 Fotografia: Oliraf Fotografia 🌎

Follow me: @oliraffotografia on Instagram | Oliraf Fotografia on Facebook

 FOTOGRAFIA✈︎VIAGENS✈︎PORTUGAL©OLIRAF (2019)

📩 CONTACT: OLIRAF89@GMAIL.COM

One thought on “👨🏻‍🏫Porque sou um apaixonado por Turismo Militar: a minha conferência [como blogger] na Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s